Etiquetas

sábado, 11 de outubro de 2014

New York #1

Não podia começar esta rubrica sem ser com a minha cidade de eleição.

New York, the city that never sleeps...

Esta foi sem dúvida das viagens que mais me marcou, durante anos tive o sonho de a conhecer, sempre me lembro de ouvir a minha mãe dizer que esta era aquela cidade em que tudo o que imaginamos, lá acontece.

A época do ano que escolhemos para ir foi a do natal, pois eu acredito que cada cidade tem mais encanto com as decorações de natal e Nova Iorque foi de facto deslumbrante e mágica.
Foi mais ou menos em setembro de 2010 que começámos a pesquisar vôos e acabámos por comprar com saída de Madrid para dezembro desse mesmo ano, pois o bilhete ficava em menos 200euros do que o que tinha partida de Lisboa,.
O hotel que escolhemos, o The Ameritania foi um tiro em cheio, estava localizado em plena Times Square, mesmo no centro de Manhattan e era super-giro e confortável, nada de hotéis de 5 estrelas mas com uma decoração moderna e um pequeno almoço daqueles simples mas com o essencial a um preço acessível.
Após 7h20 de viagem chegámos ao aeroporto JFK, como não sabíamos bem qual o melhor transporte para irmos até ao hotel, optámos por apanhar um táxi, começou logo aí a aventura, pois o taxista era um jamaicano que se fartou de rir com a nossa euforia com qualquer coisa que víamos através da janela do carro.

Fomos directas ao hotel fazer o check-in e quando vimos que o nosso quarto tinhas 2 camas daquelas king king size como ainda só tínhamos visto nos filmes, mais uma vez fartámo-nos de rir, pousámos as malas e fomos logo correr as ruas de Manhattan, pois não havia tempo a perder com a felicidade com que estávamos de estar naquela cidade.

O primeiro sítio onde fomos após termos comido um Hot-Dog naqueles quiosques de rua, foi ao MOMA, The Museum of Modern Art, nesse dia já não podíamos fazer muito mais para além de passearmos pelas ruas e ver as atracções que por aí havia, pois anoitecia cedo, lá para as 18 horas já estava completamente de noite e os locais turísticos já estavam fechados.

Nesse primeiro dia, decidimos ir logo a um daqueles sítios que mais curiosidade nos despertava, tanto por ouvirmos falar, como de tantas vezes termos visto em filmes, o The Rockefeller Centre, onde estava a pista de patinagem no gelo e a famosa árvore de natal, a verdadeira de Christmas Tree. O momento foi mágico, havia imensa gente a tirar fotos, música de natal ao vivo, os polícias newyorquinos a controlar e a árvore embora não seja assim tão grande como imaginamos, é imensamente iluminada e a pista de gelo tem mesmo aquela animação e movimento como nos filmes.

Daí fomos à The Saint Patrick Cathedral, onde o Jonhy do filme "Sozinho em Casa" ia rezar e pedir para encontrar a família.

E continuámos pela 5º e 6º avenida, rumo a Times Square na Avenida da Brodway, quando aí chegámos, parecia que estava outra vez de dia, as luzes daqueles ecrãs de publicidade gigantes são tantas, que à noite não se nota a diferença para o dia, mais um sítio completamente mágico, aquelas lojas enormes da Disney, da M&M´s e da Toys'r'us, que até a nós adultos, nos deixam completamente de boca aberta, existiam montanhas russas lá dentro!
Havia umas escadas gigantes iluminadas onde todos tiravam fotografias, os táxis amarelos parados em filas intermináveis, pessoas de um lado para o outro a sorrir, a saltar e a correr.
Uma confusão tão mágica e única no mundo.

E o primeiro dia estava concluído, quando chegámos ao hotel quase que nem conseguíamos dormir, tivemos de fazer força porque no dia seguinte íamos ter muita coisa para visitar.

No segundo dia acordámos logo cedo, tomámos o pequeno-almoço no hotel e fomos apanhar o metro em direcção a downtown, até à estação onde se apanhava o ferry para a ilha da estátua da liberdade, fomos à The Staten Island ver a estátua, tem uma vista deslumbrante de Manhattan e da ponte de Brooklyn, e a Ellis Island, onde estava o museu do emigrante, aí tivemos a oportunidade de conhecer histórias impressionantes de quem ia de todas as partes do mundo à procura do sonho americano.

Daí fomos ao the Ground Zero, local da tragédia do 11 de setembro, o inesquecível ataque às Twin Towers e visitámos uma loja com todos os relatos deste dia e dos projectos de reconstrução daquele sítio, onde inclui o Memorial às vítimas desse ataque.

Estava outra vez de noite e partimos numa caminhada até à famosa Chinatown, com muita pena nossa, já estava quase tudo fechado mas ainda conseguimos comprar alguns souvenirs, depois fomos a Little Italy, um sítio super giro com montes de restaurantes apetitosos e onde acabámos por jantar.

No fim do dia, antes de irmos para o hotel, ainda fomos conhecer as ruas de SOHO, uma zona cheia de galerias de arte e lojas de marca, e fomos também a Chelsea, à zona de bares de música ao vivo, local onde muitos dos cantores famosos de hoje em dia começaram as suas carreiras.

No terceiro dia acordámos novamente bem cedinho, mas desta vez fomos tomar um típico pequeno almoço americano, com as empregadas a virem às mesas com as cafeteiras nas bandejas.
Passámos a manhã por Times Square, desta vez com a luz do dia, visitámos a famosa loja dos M&M'S, fomos conhecer Litlle Brazil Street uma ruazinha de comerciantes brasileiros, fomos a um Mc Donalds com capacidade de 691 lugares e ao imponente Empire State Building, onde subimos ao topo, no 86º andar e apreciamos aquela vista única de Nova Iorque.

Continuando a nossa visita, passeámos pela 5th Avenue e Madisson Avenue, fomos à famosa New York Public Library onde a Carry Bradshow se ia casar se Mr. M. não tivesse desistido à última da hora e conhecemos a tão afamada Grand Central Terminal.

Neste dia ainda fomos ao que para mim foi o maior e mais impressionante museu de sempre, o Metropolitan Museum, onde existe uma grande variedades de obras de arte de diferentes estilos, e onde acontece a afamada festa das estrelas americanas.
Fomos ao Guggenneim Museum, é todo à volta de um corredor em espiral.
Passámos na famosa loja da Apple, que tem a forma de um cubo gigante de vidro e está aberta 24h/dia.
Demos uma espreitadela ao Hotel Plaza mais uma vez do filme "Sozinho em Casa" e finalmente voltámos para o nosso hotel pela 5ª Avenida, passando por lojas como a Tiffany e a The Trump Tower.

No quarto dia as pernas já acusavam cansaço, mas não foi por causa disso que parámos, continuávamos com uma felicidade tremenda por estarmos naquela cidade que tanto sonhámos um dia conhecer e que todos os dias nos surpreendia.
Nessa manhã começámos por visitar o Museu de História Natural Americana, mas mal entrámos no metro, vimos toda a gente vestida de pai natal e no início não entendemos o porquê, depois descobrimos que existe todos os anos um dia em dezembro, que muita gente se veste de pai natal e vai para o Central Park passar o dia, é tradição por lá.
Depois da visita ao museu, onde tivemos a oportunidade de ver um filme em 3D sobre a origem do universo, fomos para o Central Park, e como é lindo este espaço, existe todo o tipo de pessoas entre aqueles espaços verdes, e os lagos gelados que encanto, vemos desde famílias a brincar com os miúdos, os namorados, os desportistas, os turistas ou apenas aqueles que somente querem fugir um pouquinho à confusão da cidade. O resto desse dia foi de passeio pelas ruas e de compras, fomos conhecer os famosos armazéns Macy's e uma loja em plena Times Square que é uma loucura para as senhoras, a Forever 21, com roupas e acessórios da moda a preços acessíveis.

O quinto e último dia foi de nostalgia, o único dia em que chovia, de manhã fomos finalmente à ponte de Brooklyn, e depois regressámos ao hotel para arrumar as malas e irmos para o aeroporto.
Desta vez, após termos pedido informações no hotel, chamámos um Shuttle para nos levar, é o transporte indicado para este tipo de trajecto e a um preço mais económico.

Foi sem dúvida uma viagem inesquecível, é daquelas cidades que ainda deixei muita coisa por conhecer e quero voltar logo que possível.
A "The Big Apple", a "The city that never sleeps", é uma cidade cheia de vida, movimento e glamour, por mim até podia ser chamada como a cidade dos sonhos.
Desta viagem trouxe recordações que não vou esquecer, deixei sonhos por realizar e prometi que um dia irei voltar.