Etiquetas

sábado, 27 de setembro de 2014

Curiosidades #2

Eu adoro dar jantares em casa, quer seja para a família, quer seja para amigos.
Adoro aquele nervosinho de decidir o que vou fazer, de fazer a lista de compras e de planear as tarefas para que na hora de receber os convidados, tenha tudo preparado.
Sou daquelas pessoas que preparar um jantar não me custa nada, preparo com facilidade um jantar tanto para 6 pessoas como para 20, penso que o segredo está em saber ser-se organizada, jantar com mais de 10 pessoas é ponto assente que faço buffet e escrevo numa folha todos os pratos que vão fazer parte do menu, para não me esquecer de nenhum e ir riscando consoante vou fazendo.

O pôr da mesa é sempre uma alegria misturado com preocupação, faço questão de receber bem em minha casa e trato de todos os pormenores com tanto carinho, como se de uma festa requintada se tratasse.
Gosto de encher a casa de velinhas para dar ambiente, na mesa gosto da mistura de velas com flores e brincar um pouco com os copos e guardanapos(existem guardanapos lindos e eu sou fã dos rectangulares), escolho sempre com desenhos simples e clássicos, não gosto de pôr por exemplo, numa mesa de jantar guardanapos com desenhos de macarrons, acho-os mas indicados para o lanche.
Na escolha da toalha de mesa, gosto da cor preta ou branca para realçar a cor dos pratos e flores, se for um lanche, já posso jogar com outras cores como por exemplo o cinza claro ou roxo, dependendo dos tons da sala de cada um.
As minhas peças favoritas para decorar uma mesa são as de estanho, prata, vidro ou peças simples e de cor neutra.
Prefiro sempre as flores naturais às artificiais, mas na impossibilidade de as conseguir, uso flores secas mas com um toque romântico.
Não gosto de encher a mesa com comida, prefiro preparar os pratos na cozinha ou parte deles, o que vier em travessa para a mesa que seja em travessas giras e grandes( não colocar muita comida numa travessa pequena e esta fique quase a vazar).
Como posicionar os pratos, talheres e copos? Deixo aqui um resumo:



Ontem foi dia de jantar cá em casa e aproveito desde já, para agradecer aos meus convidados que foram tão simpáticos e disseram que adoraram tudo o que eu fiz, são realmente uns queridos.
Deixo as fotos dos pormenores da mesa de jantar que preparei:






2 comentários:

  1. Muito bonita a mesa, como sempre :) Porque é que são guardanapos diferentes?

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente só tinha estes, então optei por jogar com padrão e sem padrão, colocando os texturados às senhoras que reparam mais nestes pormenores:)

    ResponderEliminar